Uma questão de perspectiva


Ouvi várias críticas nos últimos meses devido aos textos que escrevi, os quais falavam sobre angústia, medo e dúvidas. As críticas se referiam a uma preocupação e/ou espanto genuíno frente a tal sentimento que parecia ser parte cada vez maior em mim.
Não considero angústia, medo ou dúvidas coisas ruins, pelo contrário, creio que são sentimentos dotados de capacidade para nos impulsionar e motivar. Como diz um velho ditado: “Você está no fundo do poço? Que bom! Pois agora sua única alternativa é subir”.

Claro que o ditado não esclarece o fato de que pode-se escolher permanecer no fundo do poço. Contudo, creio que a maior parte das pessoas se esforçará de forma absurda para escalar as paredes. 




Comentários

Esequias Caetano disse…
Verdade. É muito comum receber críticas por expressar sentimentos considerados desagradáveis. É o que chamamos de "invalidação" em Terapia Comportamental Dialética. Mas, de fato, os sentimentos desagradáveis são tão válidos e genuínos quanto os desagradáveis. São parte de nós! E como você disse no texto, cada um de nós pode escolher o que fazer diante deles. É claro que a escolha pode não ser tão simples, mas ela existe.
Paula Meireles disse…
Não conhecia o termo "invalidação", vou ler mais sobre.
Obrigada pelo comentário e que bom que gostou do texto.
Volte sempre :)

Postagens mais visitadas deste blog

Cotidiano

Por Caio F. de Abreu